Corumana Aumenta Capacidade de Retençaõ e Reforça Abastecimento de Água
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi inaugurou na manhã desta quinta-feira, as Obras Complementares da Barragem de Corumana, no distrito da Moamba, Província de Maputo.
As obras que resultam de um esforço conjunto entre o Governo de Moçambique e o Banco Mundial compreenderam a instalação de 6 comportas e respectivo equipamento hidromecânico no evacuador de cheias e construção 1 dique de portela na margem direita da Albufeira. Estas obras implicaram no reassentamento de um total de 211 famílias, das quais 133 foram foram alocadas em casas do tipo 3, 4 e 5.
Falando na Ocasião, Filipe Nyusi garantiu que o seu Governo vai continuar no presente quinquénio a melhorar os serviços de abastecimento de água, para dinamizar a economia e outros sectores de desenvolvimento.
“A barragem faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento de Recursos Hídricos cujo objectivo é fazer uma melhor gestão do potencial hídrico do país, permitindo a mitigação dos riscos da seca e cheias, bem como assegurando o desenvolvimento da agricultura e acesso à água potável, referiu o chefe de estado.
Com a intervenção feita, esta barragem passa a armazenar mil e duzentos e quarenta milhões de metros cúbicos de água, contra os anteriores setecentos e vinte milhões, reforçando deste modo a irrigação dos campos agrícolas no vale do Incomáti e o abastecimento de água na região do Grande Maputo.
A Barragem de Corumana foi construída na década de oitenta com o principal objectivo de garantir água para irrigação nas regiões de médio e baixo Incomáti, geração de energia eléctrica e amortecimento de cheias.